O objetivo da Análise de falhas (fractografia) é analisar as características da fratura para tentar relacionar a topografia da superfície fraturada as causas e / ou mecanismos básicos da fratura. A análise de falhas é um processo crítico na determinação da causa raiz de problemas físicos. Baseia-se em diversas disciplinas técnicas, e utiliza uma variedade de observação, inspeção e técnicas de laboratório.

Devidamente realizada, análise de falhas é um passo crítico em todo o processo de resolução de problemas e é um ingrediente essencial para corrigir e prevenir falhas, alcançar níveis mais elevados de qualidade e confiabilidade, e finalmente aumentar a satisfação do cliente. É evidente que, através da análise de falhas e a implementação de medidas preventivas, melhorias significativas podem ser realizadas na qualidade de produtos e sistemas. Isso exige não só a compreensão do papel da análise, mas também uma apreciação de garantia de qualidade e expectativas do usuário.


Eixo AISI 4140 temperado e revenido:
Fratura ocorreu por solicitações cíclicas de torção.O ponto de concentração de tensões foi criado devido a marcas de ferramenta.


Secção fraturada de um chumbador tracionado:
Observa-se grande deformação plástica.

Superfície fraturada de uma palheta:
Marcas de praia e diversas marcas de catraca. Características de esforços de fadiga através de solicitações cíclicas e reversas de flexão.


Secção fraturada de uma mola:
Observa-se que os traços de propagação da ruptura coincidem em um único ponto na superfície da mola, indicando a origem da fratura. Este aspecto caracteriza uma fratura por fadiga.


Superfície fraturada de eixo de ponte rolante:
As “marcas de catraca” no perímetro do eixo caracterizam inúmeros locais de origem de uma fratura por fadiga.


Explosão de tubo de caldeira:

Tubo de caldeira que explodiu devido degradação micro estrutural.


Fadiga-eixo-reparo:

Eixo AISI 4130 sem tratamento térmico. O eixo sofreu reparo por solda na superfície. O local do reparo apresentou regiões com falta de fusão ocorrendo nucleação de trincas de fadiga.


Eixo AISI 316L:

O núcleo apresenta um aspecto liso com marcas de praia que caracterizam solicitações cíclicas de flexão.


Trilho:

Ruptura por fadiga nucleada a partir de reparos realizados na superfície do trilho.