Corrosão

A característica mais importante da corrosão é a imensa variedade de condições sob a qual ela ocorre e o extenso número de formas nas quais ela aparece. Existem muitos artigos que listam os efeitos da corrosão de combinações de materiais e ambiente, contudo estes dados cobrem uma fração muito pequena das situações possíveis e normalmente contém valores específicos de temperatura e composição das substancias envolvidas.

Para prevenir a corrosão, interpretar o fenômeno ou para prever os resultados de uma condição o engenheiro deve ter conhecimento sobre os fundamentos da corrosão. Estes fundamentos incluem o mecanismo, das várias formas de corrosão, aplicação de leis termodinâmicas e cinéticas e o efeito das maiores variáveis.

O alto custo diretamente relacionado aos danos provocados por corrosão fornecem incentivos para engenheiros e técnicos desenvolverem fundamentos sólidos sobre as bases da corrosão. Entender os fundamentos é necessário não apenas para identificar os mecanismos de corrosão mas também parar prevenir a corrosão por um meio de proteção apropriado.

Os procedimentos laboratoriais podem aplicar testes como névoa salina (salt spray), intemperismo e imersões que ajudam a entender alguns processos de corrosão, melhorar a forma de proteção e aumentar a vida útil dos equipamentos.

Intemperismo

A luz UV é responsável por toda a fotodegradação dos materiais expostos ao ar livre. A energia UV é capaz de destruir as ligações entre as moléculas dos polímeros que ao longo do tempo provocam alterações em suas propriedades mecânicas e físicas. Os testes de envelhecimento em câmaras com lâmpadas fluorescentes UV reproduzem os danos provocados pela luz do sol, como mudança das propriedades mecânicas, trincas, mudança na cor, fragilização, oxidação dentre outras.

Os testes de intemperismo xenon são recomendados para materiais que são destinados para utilização em áreas externas e permitir a melhor correlação entre xenon e as exposições ao ar livre naturais. Outra aplicação é a utilização de um filtro para simular a irradiação do arco xenon filtrado por um vidro que fornece a melhor simulação da luz solar através do vidro de uma janela.

Corrosão

Intemperismo