O Gás Natural Veicular (GNV) mistura combustível gasosa destinada ao uso veicular, cujo componente principal é o metano, de acordo com as especificações estabelecidas por órgão competente. Este tipo de gás provém de duas fontes: gás natural e biogás.
O do GNV em motores concebidos para utilizar gasolina ou álcool hidratado, é comum que se opere na forma “bicombustível”, utilizando preferencialmente o GNV, porém podendo ser usado o combustível original (gasolina ou álcool hidratado). Nos veículos movidos a óleo diesel (motores de dois ou quatro tempos que possuem ignição por compressão), o gás pode ser utilizado na forma combinada, que utiliza tanto o diesel quanto o gás, ou substituindo o antigo motor movido a diesel por outro movido apenas a gás.
Em ambos os casos, a conversão se faz adicionando ao veículo um conjunto de equipamentos basicamente formado por:
- Conjunto de reservatórios, denominados de cilindros, para acondicionar o GNV;
- Rede de tubos de alta e baixa pressão;
- Dispositivo regulador de pressão (Redutor de Pressão);
- Indicadores de Pressão;
- Válvula de abastecimento;
- Válvula de cilindro;
- Bicos Injetores;
- Dispositivo de troca de combustível;
- Indicadores de condição do sistema.
O GNV não é uma fonte de perigo para o veículo como muita gente pensa. As normas relacionadas com a conversão são extremamente rígidas e seus controles são melhores do que aqueles relacionados com a maioria das outras partes do veículo. Os componentes do sistema de conversão são testados exaustivamente pelos fabricantes com a finalidade de assegurar uma confiabilidade elevada.
O INMETRO através dos OCPs, certifica os fabricantes e importadores de componentes de GNV realizando testes que atendem normas Nacionais, Internacionais e Portarias do INMETRO em laboratórios acreditados, como o Laboratório Tork Controle Tecnológico de Materiais.
O Laboratório Tork, testa os seguintes componentes de GNV:
- Válvula Manual de Cilindro
- Válvula de Abastecimento
- Válvula Automática
- Bico Injetor de Gás
- Indicador de Pressão
- Redutor de Pressão
- Misturador de Gás
- Válvula de Alívio
- Cilindro de GNV
- Suporte para Cilindro de GNV
- Linha de Alta Pressão (Tubo de Aço)
- Dutos de Baixa Pressão
- Sistema de Ventilação
- Invólucros
O Laboratório Tork, realiza os seguintes testes em componentes de GNV:
- Ensaio de Vibração
- Ensaio de Imersão Sintética Não Metálica
- Ensaio de Envelhecimento por Oxigênio
- Ensaio de Compatibilidade de Latão
- Resistência Hidrostática em Componentes GNV
- Resistência a Baixa Temperatura
- Operação Continuada
- Estanqueidade em Componentes de GNV
- Tensões Elétricas Máxima e Mínima de Operação
- Resistência ao Torque Excessivo
- Resistência ao Momento Fletor
- Dobramento em Tubo de Alta Pressão
- Dobramento em Tubo de Baixa Pressão
- Aderência (Pull-Off) em Dutos de Baixa Pressão
- Permeabilidade em Dutos de Baixa Pressão
- Torque de Abertura e Fechamento de Válvula de Cilindro
- Ensaio de Aceleração em Suporte de Cilindro
- Ensaio de Corrosão
Outros ensaios sob consulta.
O Laboratório Realiza os ensaios em componentes de GNV conforme as normas ABNT, ISO e Portarias INMETRO, outras normas sob consulta.
Fonte:
- ABNT NBR 11353-1 – Veículos rodoviários e veículos automotores – Sistemas de gás natural veicular (GNV) Parte 1 Terminilogia
- Portaria INMETRO Nº 417, de 22 de Novembro de 2007
- Portaria INMETRO Nº 257, de 30 de dezembro de 2002.
- Site: http://www.gasnet.com.br/gnv/entendendo_gnv.asp