Solda pode ser definida como uma união de peças, cujas superfícies se tornaram plásticas ou liquefeitas, por ação de calor ou de pressão, ou mesmo ambos. Poderá ou não ser empregado metal de adição para se executar efetivamente a união.

A Soldagem requer habilidade, conhecimento dos materiais empregados no processo, e procedimento para executar essa soldagem, dentre inúmeros outros fatores que devem ser avaliados. Devido ao grande número de variáveis envolvidas, todo o processo de soldagem  incluindo, procedimento, material base, consumíveis e a habilidade do soldador necessitam ser validados por uma série de testes/ensaios para cada situação de soldagem. Estas validações são inseridas nos principais documentos chamados Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS), Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS), Registro de Qualificação de Soldador (RQS), e fazem parte integrante do processo de Qualificação da Soldagem e devem ser arquivados juntos com os Relatórios dos Ensaios realizados.

Para diversas aplicações, as normas relevantes exigem que, antes da execução da soldagem de produção, os procedimentos que serão adotados para a sua execução sejam especificados e testados (qualificados). Este processo tem como objeto avaliar o procedimento proposto, verificando se as soldas atendem os requisitos colocados pela norma ou estabelecidos em contrato. Além disto, ele permite uniformizar e manter registro das condições especificadas de soldagem para controle do processo e eventual determinação de causas de falha.

A Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS) é um documento que descreve como uma solda deve ser realizada na produção. Este documento indica parâmetros aceitáveis para diversas variáveis do processo que devem ser adotados, pelo soldador ou operador de soldagem, durante a fabricação de uma dada junta soldada. Em geral, os códigos separam as diferentes variáveis do processo em variáveis de qualificação (ou essenciais), cuja alteração além de limites determinados pela norma implica na necessidade de uma nova qualificação do procedimento, e em variáveis “não-essenciais” que podem ser alteradas sem a necessidade de uma nova qualificação.

Na soldagem, variáveis do procedimento que podem fazer parte de uma EPS incluem, por exemplo, a composição química, classe e espessura do(s) metal(is) base, processo(s) de soldagem, tipos de consumíveis e suas características, projeto da junta, posição de soldagem, temperatura de pré-aquecimento e entre passes, corrente, tensão e velocidade de soldagem, aporte térmico, número aproximado de passes e características do tratamento térmico após a soldagem (quando usado).

Um procedimento de soldagem deve ser qualificado de acordo com as exigências de uma norma de projeto, por exemplo, Código ASME Seção IX. Abaixo está resumo do processo:

  1. Produzir uma Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS) preliminar.
  2. Soldar um corpo de prova, de acordo com as exigências da sua especificação técnica de produção. O ato de soldar deve ser acompanhado de uma inspeção visual e testemunhado por um inspetor de soldagem certificado por um órgão de inspeção autorizado. Os detalhes dos parâmetros devem ser registrados em um acompanhamento de soldagem, tais como a tensão e corrente de soldagem, velocidade de soldagem, pré-aquecimento etc., que depois irão fazer parte da EPS revisada.

Uma vez que a soldagem é completada, a peça de teste passa por exames destrutivos e não destrutivos. Os testes que serão realizados na qualificação de uma EPS, assim como a quantidade, dimensões e posição no corpo de prova, dependem da norma aplicada e das eventuais exigências de contrato. Estes ensaios devem ser realizados em um laboratório credenciado e homologado para essa modalidade, o inspetor responsável pode exigir o testemunho dos testes e avaliar as radiografias. Alguns exemplos de testes estão citados abaixo:

  • Ensaio de dobramento,
  • Ensaio de tração,
  • Ensaio de impacto (ou outro ensaio para determinação de tenacidade),
  • Ensaio de dureza,
  • Macrografia,
  • Ensaios não destrutivos (por exemplo, radiografia), e
  • Testes de corrosão.
  1. Os resultados dos testes devem ser colocados em um Registro de Qualificação de Procedimento (RQPS) o qual deve ser referido pela EPS, servindo como um atestado de sua adequação aos critérios de aceitação estabelecidos. Enquanto os originais da EPS e RQPS devem permanecer guardados, cópias da EPS já qualificada devem ser encaminhadas para o setor de produção e colocadas próximas das juntas que serão fabricadas de acordo com a EPS. Durante a fabricação, os valores indicados na EPS deverão ser seguidos. Inspeções periódicas são realizadas para verificar que o mesmo está ocorrendo.

Os soldadores precisam ser avaliados para um determinado tipo de procedimento de soldagem, neste caso ele deve provar que possui a habilidade necessária para executar aquele serviço, isto é, ele precisa ser qualificado de acordo com os requisitos de um dado código. Para isto, ele deverá soldar corpos de prova específicos, sob condições pre-estabelecidas e baseadas em uma EPS qualificada ou em dados de produção.

Os corpos de prova serão examinados para se determinar sua integridade e, desta forma, a habilidade de quem o soldou. Como é impossível avaliar o soldador em todas as situações possíveis de serem encontradas na produção, o exame de qualificação geralmente engloba uma determinada condição de soldagem e não uma situação específica. Normalmente as variáveis que determinam a qualificação de um soldador são:

  • Processo de soldagem,
  • Tipo de junta,
  • Posição de soldagem,
  • Tipo de eletrodo,
  • Espessura da junta, e
  • Situação da raiz.

Ensaios comumente usados na qualificação de soldador incluem, por exemplo, a inspeção visual da junta, ensaio de tração, dobramento, macrografia, radiografia e ensaios práticos de fratura. Os resultados dos testes de qualificação são registrados em um documento chamado Registro de Qualificação dos Soldadores (RQS).

Qualificação de Soldador

 

Qualificação Procedimento de Soldagem

 

EPS QPS Procedimento de Soldagem

 

Qualificação Soldador

 

Registro de Qualificação dos Soldador