O processo de corrosão em metais pintados é influenciado por muitos fatores, incluindo: atmosferas corrosivas, chuva, condensação devido ao orvalho, raios ultravioleta, ciclos de umidade/secagem, e oscilações de temperatura. Cada fator destes tem um efeito sinérgico sobre o outro.
Tendo isto em mente, grande parte dos testes recentes são cíclicos. Os testes cíclicos submetem as amostras a uma repetitiva sequencia cronometrada em diferentes atmosferas até que um predeterminado tempo de exposição ou número de ciclos seja alcançado. Cada ciclo de teste normalmente incorpora diferentes temperaturas, variação de umidade relativa e variação de agentes corrosivos, poluentes e eletrólitos.
Os testes cíclicos de corrosão fornecem uma simulação mais realística da interação de fatores que são normalmente encontrados em testes tradicionais para um conjunto estático de condições corrosivas.
Os testes cíclicos de corrosão são aplicados para comparar o desempenho de diferentes materiais testados na mesma condição de exposição, avaliando assim uniformidade de camadas, porosidade das camadas e diferentes métodos de deposição e até mesmo diferentes fornecedores.
Os testes cíclicos são mais amplamente utilizados pela indústria automotiva. Contudo, sua versatilidade e aplicabilidade tem sido demostrada para estender seu uso e que não fique limitado a determinada indústria. Alguns destes testes foram desenvolvidos para medir os efeitos cosméticos da corrosão de pinturas automotivas, ou revestimentos sobre superfícies de aço. O sucesso na avaliação do desempenho destes acabamentos para uma categoria relativa tem conduzido para a ampliação no uso destes ensaios.
Para tintas e revestimentos industriais a adição da luz ultravioleta (UV) tem sido útil para melhorar a correlação entre algumas formulações. Os danos causados pela radiação UV podem torna-la mais vulneráveis à corrosão. O ensaio Prohesion, faz esse tipo de simulação onde a amostra passa 1 semana de a UV e 1 semana de névoa e secagem.
Fonte:
ASM Metals Handbook Volume 13 – Corrosion
ASM Metals HandBook Volume 13A – Corrosion Fundamentals, Testing, and Protection
GM 9540
Scab
Prohesion
VW PV 1210