A capacidade de uma pintura ou revestimento resistir a deterioração de suas propriedades físicas e visuais causadas pela exposição a luz, calor e água podem variar significativamente em muitas aplicações. Este teste é normalmente utilizado para induzir estas deteriorações associadas com as condições finais de uso, incluindo os efeitos da luz solar, umidade e calor.
Os testes de intemperismo xenon são recomendados para materiais que são destinados para utilização em áreas externas e permitir a melhor correlação entre xenon e as exposições ao ar livre naturais. Outra aplicação é a utilização de um filtro para simular a irradiação do arco xenon filtrado por um vidro que fornece a melhor simulação da luz solar através do vidro de uma janela.
Há variações no teste que podem ser aplicadas em função da aplicação do revestimento como um teste usado para simular as condições físicas e as tensões ambientais que uma camada aplicada nos meios de transporte como por exemplo os automóveis, ônibus e caminhões, quando exposta a um clima subtropical. O clima subtropical tem a particularidade de provocar severas deteriorações dos revestimentos. A longa exposição a água e a ciclos de umidade e secagem são importantes para esta deterioração associadas a alta dosagem de radiação solar.
Fonte:
ASTM D2565 – Standard Practice for Xenon-Arc Exposure of Plastics Intended for Outdoor Applications
ASTM D4459 – Standard Practice for Xenon-Arc Exposure of Plastics Intended for Indoor Applications
ASTM G155 – Practice for Operating Xenon Arc Light Apparatus for Exposure of Non-Metallic Materials
ISO 11341 – Artificial Weathering and Exposure to Artificial Radiation – Exposure to Filtered Xenon-Arc Radiation
ISO 16474-1 – Paints and varnishes — Methods of exposure to laboratory light sources