Metrologia

Metrologia

Metrologia é uma palavra de origem grega (metron: medida; logos: ciência), que referencia a ciência que estuda as medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos, seja nas medições empregadas em laboratórios, nas avaliações de conformidade do produto, nas calibrações de equipamentos e instrumentos ou no dia-a-dia do controle de um processo de fabricação.

Metrologia abrange três atividades principais:

  1. A definição de unidades de medida internacionalmente aceitas, por exemplo, o metro.
  2. A realização de unidades de medida por métodos científicos, por exemplo, a realização de um metro através do uso de lasers.
  3. O estabelecimento de cadeias de rastreabilidade através da determinação e documentação do valor e precisão de uma medição e disseminando esse conhecimento, por exemplo, a relação documentada entre o parafuso micrômetro de uma oficina de engenharia de precisão e um laboratório primário de metrologia de comprimento óptico.

Seguindo à risca os requisitos e especificações técnicas e atendendo aos regulamentos e normas existentes, é possível produzir peças (e/ou acessórios) em diferentes partes do mundo e estas peças se encaixarem perfeitamente (condições de intercambiabilidade e rastreabilidade).

Basicamente, podemos dividir a Metrologia em três grandes áreas de atuação:

A Metrologia Legal é responsável pelos sistemas de medição utilizados nas transações comerciais e pelos sistemas relacionados às áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

A Metrologia Industrial abrange aos sistemas de medição responsáveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade e segurança dos produtos finais.

A Metrologia Científica trata, fundamentalmente, dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica, realizando calibrações de equipamentos e instrumentos.

A metrologia industrial e científica são duas das três categorias de metrologia e abrangem atividades metrológicas como calibração, testes e medições. Estas atividades são uma valiosa contribuição para garantir a qualidade de muitas atividades industriais e de processos.

A metrologia garante a qualidade do produto final, favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Além disso reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade.

Isso inclui a necessidade de demonstrar a rastreabilidade, que está se tornando tão importante quanto a própria medida. O reconhecimento da competência metrológica em cada nível da cadeia de rastreabilidade pode ser estabelecido através de acordos ou convênios de reconhecimento mútuo, por exemplo, o CIPM MRA e ILAC MRA, e por meio de credenciamento e avaliação pelos pares.

Calibração é a comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os indicados por um padrão.

Calibrações Realizadas pelo laboratório Tork:

Dimensional

Torque

Pressão

Força

Obs.: Calibração no Laboratório e nas Instalações do Cliente

Fonte:

Site: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/labrbc.asp

Site: http://www.euramet.org/fileadmin/docs/Publications/Metrology_in_short_3rd_ed.pdf

Outras calibrações sob consulta.