Absorção Atômica
Os átomos de um elemento químico no estado fundamental (não excitado) estão aptos a absorver radiação de uma fonte externa em comprimentos de onda peculiares para cada elemento analisado.
Pode-se medir essa absortividade,que é proporcional a concentração do elemento analisado. Esta técnica é conhecida como Espectrofotometria de Absroção Atômica.
Na Absorção Atômica, a única função da chama é converter o aerossol da amostra em vapor atômico, que pode então absorver a luz proveniente de uma fonte primária. A quantidade de radiação absorvida está relacionada com a concentração do elemento de interesse na solução.
Fonte: http://apostilas.cena.usp.br
Elementos analisados:
Emissão Ótica
Espectrometria de emissão óptica envolve a aplicação de energia elétrica na forma de faísca gerada entre um elétrodo e uma amostra de metal, em que os átomos vaporizados são levados a um estado de alta energia dentro de um denominado “descarga de plasma”.
Esses átomos excitados e íons do plasma de descarga criam um espectro de emissão único para cada elemento. Assim, um único elemento de emissão gera numerosas linhas espectrais característicos.
A intensidade de cada espectro de emissão depende da concentração do elemento na amostra. Detectores capazes de medir a presença ou ausência do espectro obtido para cada elemento e sua intensidade são utilizados para realizar a análise qualitativa e quantitativa dos elementos.
Elementos Analisados:
Via úmida
Elementos Analisados:
Combustão
Elementos Analisados: