Testes em Componentes de GNV

O Gás Natural Veicular (GNV) mistura combustível gasosa destinada ao uso veicular, cujo componente principal é o metano, de acordo com as especificações estabelecidas por órgão competente. Este tipo de gás provém de duas fontes: gás natural e biogás.
O do GNV em motores concebidos para utilizar gasolina ou álcool hidratado, é comum que se opere na forma “bicombustível”, utilizando preferencialmente o GNV, porém podendo ser usado o combustível original (gasolina ou álcool hidratado). Nos veículos movidos a óleo diesel (motores de dois ou quatro tempos que possuem ignição por compressão), o gás pode ser utilizado na forma combinada, que utiliza tanto o diesel quanto o gás, ou substituindo o antigo motor movido a diesel por outro movido apenas a gás.
Em ambos os casos, a conversão se faz adicionando ao veículo um conjunto de equipamentos basicamente formado por:

O GNV não é uma fonte de perigo para o veículo como muita gente pensa. As normas relacionadas com a conversão são extremamente rígidas e seus controles são melhores do que aqueles relacionados com a maioria das outras partes do veículo. Os componentes do sistema de conversão são testados exaustivamente pelos fabricantes com a finalidade de assegurar uma confiabilidade elevada.

O INMETRO através dos OCPs, certifica os fabricantes e importadores de componentes de GNV realizando testes que atendem normas Nacionais, Internacionais e Portarias do INMETRO em laboratórios acreditados, como o Laboratório Tork Controle Tecnológico de Materiais.
O Laboratório Tork, testa os seguintes componentes de GNV:

O Laboratório Tork, realiza os seguintes testes em componentes de GNV:

Outros ensaios sob consulta.

O Laboratório Realiza os ensaios em componentes de GNV conforme as normas ABNT, ISO e Portarias INMETRO, outras normas sob consulta.

Fonte: