Testes em Lacres de Segurança, Containers e Veículos Automotivos

O Lacre é um dispositivo mecânico marcado com um identificador único e normalmente projetado para um uso único, que seja externamente afixado ao equipamento que se deseja evidenciar adulteração ou invasão, podendo ser utilizados em portas de containers, quadros de energia, cavaletes de água, bombas de combustível, entre outras aplicações.

O objetivo dos lacres mecânicos é, como parte de um sistema de segurança, por exemplo, determinar se um container de carga foi adulterado, isto é, se houve entrada não autorizada no container através de suas portas.

Os lacres de segurança que estejam de acordo com a Norma Internacional ISO 17712 são adequados para outras aplicações, tais como vagões ferroviários a granel ou reboques de caminhão usados em operações internacionais e domésticas. Os usuários e agências regulatórias podem utilizar esta Norma Internacional a outras aplicações que elas considerarem apropriadas.

Os veículos automotores deverão ter suas placas lacradas à sua estrutura, com lacres de segurança de alta resistência e durabilidade, que apresentem resistência mecânica, estabilidade dimensional e características de inviolabilidade em condições de intempéries conforme indicação da Portaria do DENATRAN 272. O lacre utilizado para os veículos é semelhante a alguns modelos de lacres de container e normalmente são submetidos aos mesmos testes.

Os lacres se dividem em três categorias básicas:

Ensaios em Lacres de Segurança Realizados no Laboratório Tork

Conforme norma ISO 17712

Conforme Portaria DENATRAN 272 de 21/12/2007

Conforme Portaria INMETRO NIE-DIMEL-123

Especificações Técnicas da CEMIG, COPEL, SABESP, ELETROBRAS, entre outras.

Outros testes em lacres de segurança sob consulta

Fonte: