INTEMPERISMO

Intemperismo é a resposta adversa de um material ou produto ao clima, frequentemente provocando falhas prematuras no produto.
Os consumidores gastam bilhões de dólares por ano para manter os produtos que inevitavelmente degradarão e para repor os produtos que falharam.
Os materiais que falham como resultado da exposição ao ar livre somam uma quantia importante deste custo total.

Através de mudanças na composição química ou estabilidade mecânica e através de ensaios de intemperismo pode-se melhorar a durabilidade dos materiais. É vital para o desenvolvimento de produtos descobrir os fatores que provocam degradação.

PRINCIPAIS FATORES

Os três principais fatores do intemperismo são a radiação solar, a temperatura e a umidade. Mas não é apenas o quanto cada um destes fatores provocam a degradação dos materiais porque há diferentes tipos de radiação solar, diferentes fases de umidade e ciclos de temperatura que tem um efeito significativo sobre os materiais em exposição. Estes fatores, em conjunção com efeitos secundários como poluição, fenômenos biológicos, chuvas ácidas e outros provocam o intemperismo.

A energia radiante que vem do sol é feita de fótons que viajam através do espaço como ondas. Sua energia (E) é proporcional a sua frequência (v) conforme a seguinte equação: